Na segunda-feira passada, representantes da sociedade civil, entidades não-governamentais e outras instituições estiveram reunidas para discutir propostas a serem executadas em favor das crianças e dos adolescentes de Baraúna.
A reunião foi durante o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2009/2012,de onde sairam as propostas de ações que serão realizadas pela Prefeitura de Baraúna até 2012, quando será conhecido o resultado da avaliação feita pelo Unicef em todas as cidades brasileiras.
O Selo Unicef é um título de reconhecimento às cidades que oferecem boas políticas de assistência à criança e ao adolescente. Baraúna já havia conseguido o selo em 2008 e pretende renovar seu lugar junto à Unicef - antes de Aldivon, houve uma tentativa fracassada.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Baraúna, Ivaneide Oliveira, esse primeiro momento foi para discutir os problemas e a partir disso, posteriormente, elaborar um plano de ações.
Ela frisa que o plano será colocado em prática o quanto antes. “Temos que começar a executar o que ficou definido hoje o mais rápido possível”, adianta Ivaneide Oliveira.
O diagnóstico será montado justamente a partir da visão da comunidade, principalmente das crianças e dos adolescentes. Todos responderam a um questionário com uma série de itens, que visa avaliar onde há mais deficiência e, consequentemente, onde o município deverá investir mais a partir de agora, segundo a presidente do Comdica.
“Ganhar novamente o Selo Unicef significa dizer que o município está investindo diretamente nas ações para proteção das crianças e dos adolescentes. E é isso que vamos buscar novamente. Ver onde acertamos e onde erramos para podermos corrigir”, explica.
O prefeito Aldivon Nascimento fez questão de estar presente na abertura do evento e direcionou seu discurso para os jovens e adolescentes. Ele lembrou que sua maior preocupação é com as drogas, hoje um grave problema enfrentado em todo o Brasil.
“Hoje, temos o crack aí a solta e infelizmente, ele existe também em Baraúna. Nós temos que trabalhar firme e forte contra esse inimigo. Por pior e maior do que ele pareça, nós não podemos desistir jamais”, ressaltou o prefeito durante a abertura do evento.
O SELO UNICEF
Conseguir o Selo Unicef é uma vitória para qualquer município, principalmente aqueles de menor porte, como é o caso de Baraúna. A intenção é fazer com que as cidades brasileiras invistam cada vez mais nos seus indicadores. O Selo reconhece àqueles que mais se esforçaram para melhorar a vida dos meninos e meninas, contando a partir de agora.
Momento das inscrições para o I Fórum Comunitário do Selo Unicef |
Crianças se apresentam para o público do I Fórum do Selo Unicef de Baraúna |
Crianças e adolescentes participaram ativamente das discussões |
Apresentação de flautas dos alunos da rede municipal de ensino |
Marcos Antônio, secretário municipal de Educação de Baraúna |
Prefeito Aldivon Nascimento e as autoridades que compuseram a mesa do Fórum |
Aluno do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) se apresenta |
Companhia de Teatro, Dança, Arte e Ritmo fez apresentação teatral |
Nenhum comentário:
Postar um comentário