quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“A CÂMARA DE BARAÚNA NÃO FOI DESMORALIZADA”

Desmoralizados estão àqueles vereadores que fizeram uma CPI Política para atender os caprichos de Geilson Medeiros.
Já os vereadores Adauto Neto, Flávio Matias, Ritinha Bezerra, Divanise e Neuza, democraticamente foram à justiça, provaram através de seus advogados que o presidente da Casa e mais 3 vereadores infringiram a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa.
A Juíza Uefla Fernandes, numa decisão interlocutória suspendeu audiências e a CPI, mas deu um prazo de cinco dias para o presidente fizesse sua defesa e se a CPI estiver dentro da lei continuará, agora como a CPI está fora da lei.
Marquinho não vai recorrer, pois, a culpa condena. Os “Contras” agora plantam noticias na imprensa de Mossoró contrário a decisão judicial. Não usam mais os seus blogs. Estão copiando as noticias que plantaram.
Eu acho interessante que a imprensa de Mossoró dê espaço a essas pessoas, sabendo das falcatruas de Geilson e Gilson, dos escândalos que eles estão envolvidos, que eles respondem a dezenas de processos e muitos correm a revelia e que nem defesa fizeram...
A culpa condena, mas são estes criminosos que vivem no esgoto e tomam banho na sarjeta que ficam plantando noticias na imprensa contra a uma justiça que eles são devedores.
Se vocês conversarem muito eu vou publicar aqui o prontuário de cada um dos “contras”. Ainda não fiz isso em respeito aos meus webleitores .
Tem um pedido de prisão preventiva, feito por um promotor de justiça contra Gilson Professor. Só falta a audiência para que ele veja o sol nascer quadrado. Há uma condenação na justiça eleitoral contra Geilson Medeiros, só falta jogá-lo no xadrez e estes elementos ficam causando tumulto na cidade de Baraúna.
Os jornalistas de Mossoró deveriam ir à página da internet da Justiça do meu País para analisar o prontuário de Gilson e Gieilson, além de tudo isto, eles ficam prometendo retaliações contra nossas vidas e dizendo que vão dar surras, etc., que deles defendem pessoas perigosas,  drogadas, etc.
Eu confio na justiça e ainda vejo estes elementos nocivos a nossa sociedade na cadeia.

COMENTÁRIO NOSSO
A postagem acima foi publicada hoje, dia 20 de outubro de 2010, no blog de Wilson Cabral, cujo endereço é www.baraunanoticia.com.br. O texto acima é uma resposta do blogueiro a série de denúncias que vêm sendo feitas por membros da oposição à administração de Aldivon Nascimento e que têm encontrado espaço na mídia mossoroense – sabe-se lá a qual preço, literalmente falando. O texto foi extraído e editado pelo blog para se adequar ao nosso padrão, mas a essência da publicação foi mantida.

NOVA TÁTICA
Quanto ao denuncismo encabeçado pelos irmãos Geilson e Gilson, juntamente com o vereadores Edson Barbosa, Marquinhos Churrasco e Sirleia, o prefeito Aldivon avisa que não pretende mais se pronunciar na mídia. Ele vai aguardar o resultado do processo movido contra ele e seu sócio, Izoares Martins, para tomar as medidas judiciais cabíveis, acionando todos os responsáveis.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ALUNOS APRENDEM COMO PRESERVAR O AMBIENTE

Alunos da rede municipal de ensino de Baraúna tiveram uma aula diferente na semana passada. Professores e gestores da Escola Municipal Maria Barros, voltada à educação infantil, ensinaram a criançada a importância do Meio Ambiente durante uma aula de campo.
A garotada foi alertada sobre os riscos da degradação do meio ambiente, onde o ser humano é o maior vilão, e aprendeu como fazer a sua parte. Cada aluno plantou uma muda da planta Ninho, como uma forma de mostrar que cada um deles pode fazer mais pelo planeta.


Alunos e professores durante a aula de campo sobre Meio Ambiente

De acordo com o secretário municipal de Educação, Desporto e Cultura da Prefeitura Municipal de Baraúna, Marcos Antônio, já está sendo desenvolvido um projeto de educação ambiental junto aos alunos da rede pública e essa foi mais uma das atividades realizadas.

Crianças viram a importância delas mesmas plantarem uma muda

“É importante despertarmos o senso de responsabilidade nas crianças e adolescentes para que eles cresçam sabendo a importância de se preservar o meio ambiente, mudando as práticas da geração de hoje, que só contribuiu para a degradação do planeta”, frisa Marcos.
O secretário de Educação acrescenta que métodos diferenciados de ensino vêm sendo implantados na rede municipal de ensino para estimular o aluno a desenvolver-se de maneira mais crítica. Ele explica que aulas diferenciadas estão sendo realizadas cotidianamente.
“A educação é a base de tudo. Essa tem sido uma das grandes preocupações do prefeito Aldivon Nascimento, que ao assumir a Prefeitura de Baraúna, elencou a Educação e a Saúde suas prioridades e isso tem refletido diretamente na população, que é quem ganha”, finaliza.

Marcos Antônio, secretário de Educação de Baraúna

domingo, 17 de outubro de 2010

MARINA DECIDE NÃO APOIAR SERRA E DILMA


A senadora Marina Silva e Partido Verde anunciaram neste domingo posição de "independência" em relação à disputa do segundo turno da eleição presidencial entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
No primeiro turno, Marina, candidata a presidente pelo PV, obteve 19,6 milhões de votos, quase 20% dos votos válidos. O apoio dela e do PV era cobiçado por Dilma e por Serra, que enviaram cartas à senadora destacando afinidades entre pontos dos planos de governo.
Durante a reunião plenária do PV neste domingo em São Paulo que decidiu pela 'independência', Marina leu uma carta aberta a Dilma e Serra, em que afirma que essa é posição que melhor pode contribuir para o processo eleitoral.

Senadora Marina Silva decidiu que o PV seria independente

"Quero afirmar que o fato de não ter optado por um alinhamento neste momento não significa neutralidade em relação aos rumos da campanha. Creio mesmo que uma posição de independência, reafirmando ideías e propostas, é a melhor forma de contribuir com o povo brasileiro", diz a carta lida pela candidata. (texto extraído em www.g1.com.br)

PRIMEIRO TURNO EM BARAÚNA
Diferente do resultado da votação nacional (dois candidatos foram para o segundo turno), a campanha presidencial teria sido definida ainda no primeiro turno. É que a candidata do PT, Dilma, obteve 58,31% (6.704 votos), enquanto Serra (PSDB) obteve 27,36% (3.141 votos) e Marina (PV) obteve 13,94% (1.603 votos). Com 58,31% dos votos, Dilma já seria eleita.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A HISTÓRIA DE UMA CIDADE VENCEDORA

Igreja Matriz de Baraúna, cidade que vem crescendo cada vez mais


Segundo moradores mais antigos existem três versões sobre a origem do nome Baraúna. Uma delas, é que, Mossoró (cidade vizinha), teve na época um herói por nome de Alexandre Baraúna, batizou-se o então vilarejo por Baraúna em sua homenagem.
Uma Segunda versão, é defendida pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo de que este nome veio devido a uma planta por nome de Ibiraúna, cujo moradores dizem que aqui não existe e nunca existiu nos limites do município.
Já os moradores, defendem que, Baraúna nasceu numa localidade que chamava-se "Rancho do Sabiá" e, que o mesmo servia de abrigo para os tropeiros que faziam o percurso Ceará para Mossoró, e estes repousavam sobre o frondoso pé de Sabiá.
A mudança do nome para Baraúna deu-se devido a um Preto Velho conhecido pelo alcunha de Baraúna que residindo em Mossoró, passava a maior parte do seu tempo nesta região dedicando-se a caça, uma vez que a mesma era farta, pois segundo os mesmos, existia em quantidade onças, porco-do-mato, tamanduás e outros. Em virtude do exposto, o Rancho do Sabiá aos poucos passou a ser chamado de "As terras de Baraúna".
Os primeiros moradores dessa localidade foram os senhores João Batista Dantas e Guilherme Freire, estes construíram as primeiras casas e desenvolveram as primeiras atividades agropecuárias e outras.
Com algumas famílias residindo no local, destacou-se particularmente uma, devido suas condições financeiras, que aos poucos foram se apropriando de grandes quantidades de terra. Esta família era conhecida como os Pachêcos e eram do Ceará o que veio gerar entre os Pachêcos e os demais moradores conflitos, pois entendiam os demais, que os Pachêcos estavam entrando em terras baraunenses para registrá-las no Ceará.
No ano de 1935, o interventor do Estado Rafael Fernandes, atendendo a um pedido do Sr. João Batista Dantas que viajou de Baraúna a Natal a pé, determinou a inspetoria de Fomento de Combate as Secas, e esta através do Pe. Mota, então Prefeito de Mossoró, perfurou o primeiro poço de Baraúna e este fez com que maior número de pessoas construísse casas em volta do mesmo construindo-se assim um povoado, e o Sr. José Raimundo de Abreu, foi um dos maiores incentivadores para o desenvolvimento dessa localidade.

Meninos brincam em campo de futebol na zona rural


Já em 1940 intensificou-se a exploração da madeira, e da região, saiu milhares de dormentes e outras espécies, embora trabalhadas manualmente.
Através da Lei Municipal nº. 889 de 17 de Novembro de 1953 foi criado o Distrito de Baraúna e foi escolhido para o Primeiro subprefeito o Sr. Francisco Leandro de Medeiros. Já na condição de Distrito de Mossoró, Baraúna toma impulso na Agricultura e seus principais produtos são: Algodão, Milho e Feijão, os quais permanecem até hoje acrescido do Melão, Melancia, Acerola, Caju e outros.

Aldivon, atual prefeito, impulsionou o desenvolvimento do município

Por meio de um plebiscito decidiu-se elevar o Distrito de Baraúna à categoria de Município, e pela Lei de nº. 5.107 em 15 de Dezembro de 1981, finalmente desmembrou-se do município de Mossoró. E, em 15 de Novembro de 1982 Baraúna elege o Sr. José Holanda Montenegro para ser o seu primeiro Prefeito.
A segunda administração, foi chefiada por José Bezerra (PMDB) 1988 - 1992. Em seguida veio José Araújo Dias (PFL) 1993 - 1996, 2004-2007 com uma administração pouco relevante; posteriormente foi eleito o professor Franscisco Gilson de Oliveira (neto de Francisco Lenadro de Medeiros-PFL) 1996 - 2004, cassado por improbidade administrativa.
Atualmente Baraúna alcançando a posição de um dos maiores municípios em produção e exportação de frutas da região Nordeste com a gestão do prefeito Aldivon Nascimento. Com o slogan "Governo Construindo Novos Tempos", a cidade vem se desenvolvendo em todas as áreas. (texto extraído e adaptado pelo blog em www.wikipedia.org)

PR ASSUME A 4ª POSIÇÃO NO RANKING DOS PARTIDOS

O jornal Folha de São Paulo publicou na página nove desta quarta-feira, 6 de outubro, matéria que aponta o Partido da República (PR) como quarta maior legenda da disputa eleitoral brasileira de 2010.
Segundo cálculos da publicação, o PR conquistou mais de 11,2 milhões votos entre os eleitores brasileiros que votaram para deputado estadual e federal.

João Maia (PR) teve mais de 30% dos votos dos baraunenses para deputado federal

Na totalização de votos obtidos pelos deputados federais, estaduais e distritais o Partido teve significativa participação, ficando atrás apenas do PT, PSDB e PMDB. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os republicanos ganharam 7,113 milhões de votos na disputa de vagas para a Câmara Federal. O bom desempenho se repetiu para os legislativos estaduais com uma soma de votos que por pouco não alcançou a marca de 4 milhões (3,93 milhões para deputados estaduais e distritais).
Ainda segundo o jornal de São Paulo, o sucesso do Partido da República nas urnas é produto do excelente rendimento de seus puxadores de votos em cinco estados da federação (RJ, MT, MS, SP e PB) . Candidatos como Tiririca (PR-SP) e Anthony Garotinho (PR-RJ) elevaram a conta de votos para mais de 2 milhões. Veja abaixo a lista completa de todos os deputados eleitos pelo PR este ano. (retirado em www.partidodarepublica.org.br)

LULA É COTADO PARA SECRETÁRIO-GERAL DA ONU

Prestes a encerrar seu segundo mandato como Presidente da República do Brasil, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva pode começar a sonhar vôos mais altos, como a ONU.

Lula com o presidente Obama, que o taxou de "O CARA"

Os rumores de que o brasileiro poderá ser o novo secretário-geral de um dos mais importantes órgãos internacionais ganhou mais força hoje com a defesa do presidente boliviano, Evo Morales.

Evo Morales, presidente boliviano, sugeriu Lula à frente da ONU

O presidente da Bolívia, Evo Morales, sugeriu a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a secretário-geral da ONU, segundo informou na nesta sexta-feira passada (8) a imprensa oficial venezuelana. Morales fez a proposta durante entrevista na Bolívia.
Ele argumentou que Lula seria ideal para o cargo, porque, entre suas conquistas como presidente do país, estava o crescimento econômico do país.
O boliviano disse que esse avanço foi conquistado com o respeito "à pluralidade da economia brasileira, com consciência social e princípios.
Morales propôs que os países da América do Sul e da África apoiem a candidatura de Lula para que os povos dessas regiões se sintam representados nas Nações Unidas. (texto extraído com modificações do blog do www.g1.com.br)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CAMPANHA PARA PRESIDENTE NA RETA FINAL

Campanha de Serra aposta na religiosidade na reta final


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, pediu nesta terça-feira (12), no horário eleitoral gratuito na TV, respeito aos valores cristãos. "Eu quero deixar uma palavra de esperança, que as nossas crianças nasçam e cresçam em um Brasil livre, com bons exemplos de união, de fé, de respeito à liberdade e aos valores cristãos".
Durante o programa, foram mostradas imagens de Serra durante o debate promovido pela TV Bandeirantes, no domingo (10). A apresentadora do programa disse que Dilma Rousseff estava "ansiosa e agressiva" e que chegou a atacar a mulher de Serra, Monica Serra. "Mais equiílibrio, mais propostas, por isso Serra venceu o debate", disse a apresentadora.
Mensagens de apoio dos governadores reeleitos de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ambos do PSDB, também foram mostradas. O ex-governador de Minas Gerais e senador eleito Aécio Neves (PSDB) também pediu votos para Serra.

Dilma Roussef utiliza sua biografia no horário eleitoral da televisão

No horário eleitoral do PT, foi mostrada novamente a biografia de Dilma Rousseff. Ela falou dos tempos de colégio, da maternidade, da participação no processo de redemocratização do Brasil e dos cargos que ocupou até disputar a Presidência da República.
Dilma destacou o programa Luz para Todos e afirmou que governos anteriores não fizeram porque queriam cobrar taxa dos pobres. "Era assim na época do FHC", disse Dilma.
A candidata do PT foi apresentada como coordenadora dos principais programas do governo Lula, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e também como apoiadora dos programas sociais, como o Bolsa Família. "A questão da família para nós foi uma questão muito forte, de amarrar a família, de fazer com que ela se reestruture", disse Dilma.
O programa voltou a associar José Serra ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e afirmar que o PSDB é um partido que governa somente para os ricos. (retirado de www.g1.com.br)

domingo, 10 de outubro de 2010

ABORTO EXPLORADO POLITICAMENTE NO 2 TURNO

Uma romaria de mulheres procura diariamente os hospitais públicos brasileiros. Depois de abortos clandestinos e malsucedidos, elas precisam de atendimento médico com urgência. São, em média, 256 a cada dia, 10 por hora. A mesma quantidade de vítimas de clínicas ou medicamentos clandestinos enfrenta a decisão pelo aborto sem qualquer suporte médico.

José Serra, candidato à Presidência da República pelo PSDB... 

... e Dilma Roussef, do PT, são acusados de explorar o tema de maneira superficial

Especialistas acreditam que o embate político na disputa presidencial deste ano reduziu a discussão sobre o aborto a um mero aspecto religioso e fez os candidatos ignorarem o aspecto de saúde pública do aborto. O assunto passou a ser o mote do segundo turno das eleições, ganhou evidência, mas foi reduzido a posições contrárias ou favoráveis simplesmente.
 “Se os candidatos querem seriamente discutir o aborto, não devem fazer disso uma moeda de troca com as religiões. Debater o aborto deve ser um marco da saúde das mulheres, não uma concessão religiosa”, afirma a antropóloga Debora Diniz, pesquisadora do Anis — Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, e professora da Universidade de Brasília (UnB).
Debora é uma das principais referências no assunto. No início do ano, um estudo de sua autoria, a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), mostrou que 15% das mulheres brasileiras já fizeram um aborto pelo menos uma vez na vida.
 “A abordagem dos candidatos está completamente inadequada. O aborto não é uma carnificina nem é uma questão religiosa em si”, diz o professor de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí Thomaz Gollop, coordenador de um grupo de estudo sobre aborto da Socidade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
“Como médico, é óbvio que não sou a favor do aborto, mas estamos lidando com preconceitos, e não com conceitos.” Gollop lembra que a proibição do aborto está prevista numa lei de 70 anos atrás. “Os costumes e a realidade mudaram completamente”, diz o pesquisador. A legislação penal garante a realização do aborto apenas para casos em que a gravidez é decorrente de um estupro ou oferece riscos de morte à gestante. (Texto extraído em www.correiobrasiliense.com.br em 10 de outubro de 2010.)

sábado, 9 de outubro de 2010

PREFEITURA SE PREPARA PARA NOVA AÇÃO GLOBAL

A Prefeitura Municipal de Baraúna já está se preparando para realizar a terceira edição do projeto “Baraúna Cidadã”, que leva ações de cidadania para os moradores da zona rural do município. As duas primeiras ações foram realizadas nas zonas Sul e Norte da cidade. Até agora, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente pelo projeto.
A próxima parada da caravana cidadã será na comunidade Poço Novo, na zona sul da cidade. Ainda não há uma data definida para a realização das atividades, mas os cerca de 200 profissionais que trabalham diretamente nessas ações já estão se preparando. “Estamos nos organizando e faremos a III edição em breve”, prevê Marcos Antônio, secretário de Educação.

População na fila onde são emitidos documentos

COMO FUNCIONA
Durante um dia inteiro, a prefeitura se desloca com toda a sua equipe e monta um posto de atendimento na zona rural. Os moradores da zona rural têm acesso a serviços que dificilmente estariam ao seu alcance, como atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, corte de cabelo, limpeza de pele, palestras de variados assuntos e vários outros.

Para a criançada, um dia diferente. Aqui, eles assistem apresentação com marionetes

Cada Secretaria desenvolve atividades relacionadas à sua área. A de Educação, Desporto e Cultura, por exemplo, apresenta peças teatrais voltadas principalmente para o público infantil, fora as oficinas de corte e pintura, para os adultos, apresentação de cordel e musicais.

Atendimento médico e odontológico são o 'carro-chefe' dos serviços ofertados na saúde


Já a Saúde, oferece atendimentos médicos e odontológicos, além da distribuição de medicamentos à população através do programa Farmácia Básica. A equipe médica aproveita a oportunidade para orientar a população. As crianças, por exemplo, têm aulas de higiene bucal.

Até o prefeito, Aldivon Nascimento, resolveu aproveitar para dar uma arrumada no cabelo


Nos estandes da Secretaria de Ação Social e Cidadania, serviços básicos são oferecidos aos moradores: corte de cabelo, limpeza de pele, emissão de documentos como carteira de identidade, profissional e reservista, fora as palestras feitas pelas equipes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Tem ainda as salas de cinema.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalha a conscientização do homem do campo através de palestras com as equipes do INSS e da Emater. No local, são feitos cadastros para garantir o recebimento de benefícios, além de empréstimos bancários feitos pelo BNB.

Prefeito visita sala onde crianças têm aula de higiene bucal


Para o prefeito Aldivon Nascimento, que tem acompanhado o planejamento das ações e sua execução na zona rural, ações como essa devem servir de exemplo. “A sensação que fica o vermos a alegria daquelas pessoas é de satisfação”, comenta o prefeito Aldivon Nascimento.


JORNAL DESTACA PRISÃO DA VICE-PREFEITA

O jornal Gazeta do Oeste, líder de mercado na região Oeste do Rio Grande do Norte, divulgou quinta-feira passada uma reportagem destacando a prisão da vice-prefeita de Baraúna, Luciana Oliveira (PSB), acusada de crimes eleitorais no primeiro turno das eleições. O jornal enfatiza ainda outros problemas judiciais enfrentados pelo grupo da vice-prefeita. Veja a reportagem divulgada na Gazeta:

Luciana Bezerra aguarda na DP de Baraúna para prestar depoimento, dia 3 passado

O processo seletivo foi considerado tranqüilo na maioria das cidades potiguares, com baixos índices de ocorrências policiais. Porém algumas cidades saíram dessa linha. Uma delas foi Baraúna, onde as autoridades tiveram grande dificuldade para conter a prática de crimes eleitorais. A vice-prefeita da cidade, Luciana Oliveira (PSB) foi presa por crimes eleitorais.
A vice-prefeita, que é esposa do ex-prefeito da cidade, Gilson Medeiros, o “Gilson Professor”, foi presa após uma denúncia anônima. No dia do pleito, o delegado da cidade, Luís Antônio, prestou declarações à imprensa e afirmou que foram confirmados os crimes de arregimentação de pessoas e boca de urna, ambos previstos na legislação eleitoral.
A vice do Poder Executivo de Baraúna foi levada à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi submetida a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Depois de prestar depoimento, Luciana Bezerra foi liberada. À polícia, ela disse que estava trabalhando como fiscal em um dos locais de votação. Porém a versão não convenceu o delegado Luís Antônio.
A prática de crimes eleitorais nas últimas eleições tornou-se comum entre as pessoas que fazem parte do grupo liderado pelos irmãos Gilson Professor e Geilson Medeiros, ambos com diversos processos judiciais. Os dois, inclusive, tiveram seus direitos políticos cassados. Gilson foi cassado em 2004, como prefeito. Já Geilson foi cassado em 2005, quando vereador.
Na época que o ex-prefeito foi cassado, as investigações apontaram que ele e seu grupo estariam envolvidos com uma série de irregularidades, estas praticadas ainda na eleição de 2000 – a cassação veio só em 2004. Entre as irregularidades, houve até a falsificação de títulos de eleitores, onde o funcionário de um cartório de Mossoró terminou demitido do emprego.
O grupo ligado aos irmãos Gilson e Geilson é o mesmo que vem encabeçando uma série de denúncias infundadas contra o prefeito Aldivon Nascimento, inimigo político do grupo. A intenção deles é manchar a imagem do prefeito e de todos que estão ao seu redor, assim como já está manchada a imagem do grupo de Geilson e Gilson devido os inúmeros processos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VICE-PREFEITA É PRESA POR CRIME ELEITORAL

A vice-prefeita de Baraúna, Luciana Oliveira (PMDB), foi presa na tarde de domingo passado pela prática de crime eleitoral. Ela estava arregimentando pessoas para votarem em seus candidatos e fazendo boca-de-urna. Luciana foi presa pós uma denúncia anônima.
De acordo com o delegado da cidade, Luís Antônio, os policiais foram informados sobre o comportamento ilícito da ex-prefeita nas proximidades de um dos locais de votação e foram conferir. Chegando lá, ela foi flagrada, confirmando a veracidade da denúncia recebida.
À polícia, a vice do Executivo de Baraúna se defendeu afirmando que estaria à trabalho, como fiscal. “Realmente ela portava a documentação de fiscal, mas os indícios que tínhamos contra ela mostraram o contrário. Ela estava praticando crimes eleitorais”, disse.
Luciana Oliveira é esposa do ex-prefeito de Baraúna, “Gilson Professor”.
Ao todo, foram contabilizadas pouco mais de 60 detenções em todo o Rio Grande do Norte no dia da eleição. A maior parte delas foi por motivos semelhantes aos que levaram à vice-prefeita de Baraúna para a prisão: crimes eleitorais. Houve apenas um porte de arma.

BARAÚNA ESCOLHE SEUS CANDIDATOS

Em Baraúna, Dilma (PT) teve maioria dos votos e seria eleita no primeiro turno


A contagem dos votos em Baraúna foi encerrada pelo Superior Tribunal Eleitoral somente às 22h18 de ontem, quando todos os 15.892 votos da cidade haviam sido computados.
Se a Eleição 2010 fosse apenas em Baraúna, o cargo para presidente da República, por exemplo, teria sido definido no primeiro turno. Dilma teve 58,31% dos votos válidos.
Para governador, o resultado não seria diferente. Assim como em nível de Estado, Rosalba também seria eleita no primeiro turno. Ela teve 67,89% dos votos registrados.
Na votação para deputado federal, o candidato do prefeito Aldivon Nascimento ganhou tranquilamente. João Maia (PR) ficou com 31,78% dos votos, o dobro do segundo colocado.
Confira agora a votação na íntegra dos três mais bem votados para cada cargo (em Baraúna). Os números foram retirados do sítio eletrônico do Superior Tribunal Eleitoral (STE).

Presidente           
Dilma (PT)                              6.704 votos (58,31%)
Serra (PSDB)                          3.141 votos (27,36%)
Marina (PV)                            1.603 votos (13,94%)

Governador                                                                                         
Rosalba (DEM)                       7.490 votos (67,89%)
Iberê (PSB)                            3.292 votos (30,17%)
C. Eduardo (PDT)                   195 votos (1,79%)

Senador
Garibaldi (PMDB)                    9.638 votos (45,93%)
José Agripino (DEM)               5.935 votos (28,15%)
Vilma (PSB)                           4.490 votos (21,30%)

Deputado federal
João Maia (PR)                        3.807 votos (31,78%)
Betinho Rosado (DEM)             2.072 votos (17,30%)
Sandra Rosado (PSB)              1.340 votos (11,19%)

Deputado estadual
Larissa Rosado (PSB)              2.385 votos (19,29%)
Walter Alves (PMDB)              2.011 votos (16,26%)
Gustavo Fds. (PMDB)             1.665 votos (13,46%)

domingo, 3 de outubro de 2010

A VERDADE SOBRE BARAÚNA

O prefeito Aldivon Nascimento vem sendo alvo de constantes críticas feitas pelo grupo liderado pelo ex-prefeito da cidade, “Gilson Professor”. Em nota divulgada no Jornal de Fato e Jornal O Mossoroense, o prefeito se defende e esclarece o motivo de tais acusações. Veja na íntegra a matéria:

Para ler, clique aqui e baixe para seu computador. Veja você mesmo a verdade.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PREFEITURA BUSCA SEGUNDO SELO UNICEF

Na segunda-feira passada, representantes da sociedade civil, entidades não-governamentais e outras instituições estiveram reunidas para discutir propostas a serem executadas em favor das crianças e dos adolescentes de Baraúna. 
A reunião foi durante o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2009/2012,de onde sairam as propostas de ações que serão realizadas pela Prefeitura de Baraúna até 2012, quando será conhecido o resultado da avaliação feita pelo Unicef em todas as cidades brasileiras.
O Selo Unicef é um título de reconhecimento às cidades que oferecem boas políticas de assistência à criança e ao adolescente. Baraúna já havia conseguido o selo em 2008 e pretende renovar seu lugar junto à Unicef - antes de Aldivon, houve uma tentativa fracassada. 
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Baraúna, Ivaneide Oliveira, esse primeiro momento foi para discutir os problemas e a partir disso, posteriormente, elaborar um plano de ações.
Ela frisa que o plano será colocado em prática o quanto antes. “Temos que começar a executar o que ficou definido hoje o mais rápido possível”, adianta Ivaneide Oliveira.
O diagnóstico será montado justamente a partir da visão da comunidade, principalmente das crianças e dos adolescentes. Todos responderam a um questionário com uma série de itens, que visa avaliar onde há mais deficiência e, consequentemente, onde o município deverá investir mais a partir de agora, segundo a presidente do Comdica.
 “Ganhar novamente o Selo Unicef significa dizer que o município está investindo diretamente nas ações para proteção das crianças e dos adolescentes. E é isso que vamos buscar novamente. Ver onde acertamos e onde erramos para podermos corrigir”, explica.
O prefeito Aldivon Nascimento fez questão de estar presente na abertura do evento e direcionou seu discurso para os jovens e adolescentes. Ele lembrou que sua maior preocupação é com as drogas, hoje um grave problema enfrentado em todo o Brasil.
“Hoje, temos o crack aí a solta e infelizmente, ele existe também em Baraúna. Nós temos que trabalhar firme e forte contra esse inimigo. Por pior e maior do que ele pareça, nós não podemos desistir jamais”, ressaltou o prefeito durante a abertura do evento.

O SELO UNICEF
Conseguir o Selo Unicef é uma vitória para qualquer município, principalmente aqueles de menor porte, como é o caso de Baraúna. A intenção é fazer com que as cidades brasileiras invistam cada vez mais nos seus indicadores. O Selo reconhece àqueles que mais se esforçaram para melhorar a vida dos meninos e meninas, contando a partir de agora. 

Momento das inscrições para o I Fórum Comunitário do Selo Unicef

Crianças se apresentam para o público do I Fórum do Selo Unicef de Baraúna

Crianças e adolescentes participaram ativamente das discussões



Apresentação de flautas dos alunos da rede municipal de ensino

Marcos Antônio, secretário municipal de Educação de Baraúna


Prefeito Aldivon Nascimento e as autoridades que compuseram a mesa do Fórum

Aluno do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) se apresenta

Companhia de Teatro, Dança, Arte e Ritmo fez apresentação teatral



INTERNET À SERVIÇO DA DEMOCRACIA

A ideia de criar um blog para divulgar as ações realizadas pela administração Aldivon Nascimento, prefeito reeleleito em Baraúna, surgiu a partir das novas necessidades criadas pela internet, hoje a mais poderosa ferramenta de comunicação que existe no mundo. Não há como fugir mais dessa nova realidade social.
A força da internet, com certeza, foi decisiva para a criação desse canal virtual de comunicação, mas o fortalecimento da democracia era o nosso desejo. Aqui, não precisamos nos submetermos a "sensura" dos mídias É que para ser notícia nos meios tradicionais, é preciso manter contratos mensais com os veículos.
Na internet, conseguimos nos comunicar sem os custos que teríamos ao firmar contrato com os veículos de comunicação de massa tradicionais, como rádios, televisões, jornais impressos e outros. Sem contar que hoje a net é o meio de comunicação mais acessado pelos brasileiros. Enfim, é a internet à serviço da democracia.

CURIOSIDADE
A relação internet e democracia nem sempre foi assim. A internet (bem diferente dessa que conhecemos hoje) foi idealizada nos Estados Unidos e seus fins eram completamente diferentes. Os generais precisavam de um meio rápido de comunicação entre as suas bases e foi ai que surgiu a net, que hoje possui valores opostos.