sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA TENTA MATAR OS COLEGAS

A eleição para presidente da Câmara Municipal de Baraúna, ocorrida na manhã de hoje, 24, terminou na delegacia. Vereadores denunciaram o ex-presidente, Marcos Giovani Rosado de Almeida, o “Marcos Churrasco”, por tentativa de homicídio após o resultado da eleição.

Vereadoras Divanize e Rita, enquanto aguardavam para denunciar 'Marcos Churrasco'

Vereador Flávio Matias prestou queixa da tentativa de homicídio hoje à tarde

Delegado Renato Batista ao lado do vereador Flávio Matias, uma das vítimas

A queixa de tentativa de homicídio foi prestada hoje à tarde na Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Mossoró pelos vereadores Adauto Bezerra Neto, novo presidente da Câmara, Maria Divanize Alves de Oliveira, Rita Bezerra de Lima Santos e José Flávio Matias Pereira.

Marcas do choque do carro de Marcos Churrasco com o carro dos vereadores

Eles seguiam de Baraúna para Mossoró, onde entregariam um computador com as gravações da tentativa de fraude na eleição para presidente, quando foram surpreendidos. De acordo com eles, o vereador Marcos Churrasco tentou matá-los na estrada, tirando-os da pista.
Já o vereador Marcos Churrasco, que saiu derrotado ontem da Câmara, também prestou uma queixa contra os quatro vereadores. Ele disse na DP de Plantão que estava tentando reaver o computador, acusando os colegas de subtrair um bem público. Ele nega a manobra na estrada.
Segundo ele, os vereadores da situação é que tentaram tirá-lo da estrada. Apesar da acusação de tentar fraudar a eleição, que também será investigada, e da tentativa de homicídio, o vereador Marcos Churrasco prestou apenas depoimento e foi liberado ainda ontem.

ENTENDA O CASO
Há cerca de um mês, foi realizada uma eleição para a presidência da Câmara de Baraúna. A oposição, liderada por Marcos Churrasco, saiu vitoriosa. Os vereadores da situação acionaram a Justiça, alegando ilegalidade no processo. A Justiça concordou e determinou nova eleição.
Ontem foi o dia da nova eleição. Depois de alguns minutos de confusão, a votação começou. Os vereadores da situação tinham maioria e, consequentemente, ganhariam a eleição. São nove vereadores na cidade, ao todo. Cinco são da situação e os outros quatro da oposição.
Entretanto, curiosamente, Marcos anunciou a derrota da situação. Foi aí que começou a confusão. Os vereadores supostamente derrotados tentaram ver a votação e o presidente simplesmente se recusou a mostrar o resultado. Houve um tumulto generalizado na Câmara.
Os poucos policiais militares que estavam no local não conseguiram conter a baderna. Houve troca de agressões físicas e verbais entre vereadores e pessoas ligadas aos dois grupos políticos. Mesmo sob pressão, Marcos Churrasco não apresentou o resultado da votação.

Início da confusão: Marcos Churrasco tenta fugir com resultado das eleições
 
Vereadores avançam em direção à Marcos para tentar provar a fraude

Mesmo pressionado, Marcos conseguiu sair do plenário escondendo o resultado

Populares que lotaram a câmara tiveram que ser contidos pela PM após a fraude
 
Por determinação judicial, uma nova eleição foi realizada. Desta vez, os vereadores da oposição, juntamente com o então presidente, não votaram. A eleição foi validade porque os cinco vereadores representavam a quantidade necessária para a realização de uma votação.

Adauto Roberto é o novo presidente da Câmara

O vereador Adauto Bezerra Neto, o “Robertão, foi eleito presidente da Câmara com cinco votos. Quatro vereadores não votaram. O ex-presidente e seus aliados, os vereadores Edson Pereira Barbosa, José Nerivan Claudio e Sirléia Parecida Lopes, saíram pela porta detrás.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ATENDIMENTO DOS AGENTES DE SAÚDE É MODERNIZADO

A Prefeitura Municipal de Baraúna vai ser a primeira cidade do Rio Grande do Norte a utilizar computadores portáteis no atendimento dos agentes municipais de saúde. 
Ao invés de toda aquela papelada, os agentes utilizaram palm top. Eles passaram por um treinamento intensivo e começarão a colocar em prática a partir de janeiro.

Profissionais da saúde passaram por treinamento especializado

O curso de capacitação começou na quinta-feira passada e encerrou ontem. 48 agentes municipais de saúde foram capacitados por uma equipe de Fortaleza (CE), que esteve na cidade para treinar os servidores.
O curso de capacitação tecnológica foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Jania Maria, coordenadora de Saúde de Baraúna

De acordo com a coordenadora de saúde da cidade, Jania Maria Freire, a medida vai melhorar o atendimento dos agentes de saúde. Eles são responsáveis pelo acompanhamento diário dos moradores da zona rural e também urbana. Os agentes visitam todas as casas da cidade e acompanham diariamente a saúde dos baraunenses.
Esse acompanhamento, até hoje, é feito através de formulários, o que demanda mais tempo e facilita equívocos na hora do preenchimento, por exemplo. Com os aparelhos palm top, esses problemas serão superados facilmente. "Agora saem aqueles antigos formulários de papel e tudo será digitalizado”, comemora a coordenadora de saúde.

Francisco Gilberlânio, agente e instrutor, orienta agente de saúde

Segundo Francisco Gilberlânio de Rocha, que é agente de saúde e ajudou na capacitação dos colegas, a tecnologia irá facilitar seu trabalho. Ele explica que alguns dos agentes tiveram dificuldades em se adaptar ao equipamento, mas, em suma, todos aprovaram. “Com o tempo, todos vão se acostumar e ter mais facilidade”, ressalta.
“Vai melhorar o nosso trabalho porque agora tudo será agilizado. A gente tem todas as informações que precisa na palma da mão. Vai ficar bem melhor, com certeza”, destaca Gilberlãnio, ressaltando que as mudanças serão sentidas também pela população. “A gente terá condição de prestar um melhor atendimento”, acrescenta.

Computador portátil começa a ser usado a partir de janeiro do próximo ano

Na solenidade de encerramento do curso, o prefeito Aldivon Nascimento fez questão de estar presente e ressaltar a importância dessa iniciativa.
Ao todo, foram adquiridos 50 computadores portáteis, em um investimento de R$ 30 mil. Hoje, foi feita também a entrega de novos utensílios de trabalho, como fardamento e bolsas para os agentes.

ENFRENTANDO A CRISE
O prefeito Aldivon Nascimento lembrou durante a solenidade que o investimento tem por objetivo melhorar os serviços prestados à população. 
Mesmo em um período de crise financeira que tem atingido todas as cidades brasileiras, Aldivon ressalta que não deixará de investir em áreas com a saúde e a educação, suas principais prioridades.
“Nós estamos passando por uma grave crise financeira, assim como os outros municípios. Mas somos uma das poucas cidades no Brasil que não houve demissão. Nossos funcionários e os setores da saúde e educação não serão prejudicados”, destacou o prefeito Aldivon Nascimento, que já conseguiu inclusive pagar o 13º salário.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BARAÚNA SEDIA PRIMEIRO ENCONTRO DE ORQUESTRAS

A Prefeitura de Baraúna resolveu inovar e lançou neste ano, na Festa de Emancipação Polícia, o Primeiro Encontro de Orquestras Filarmônica, com apresentação de grupos da região. O evento foi considerado pelos organizadores da festa como um marco na história da cidade.


Prefeito Aldivon (3 à esq.) e outras autoridades presentes no evento


Além da Orquestra Filarmônica de Baraúna, que já faz apresentações em praticamente todos os eventos realizados pelo município – uma forma de valorizar a cultura local -, estiveram presente músicos de Almino Afonso, Viçosa, Santana dos Matos e Quixeré (CE).
A sexta-feira passada, dia de abertura dos seis dias de comemoração em alusão à Emancipação Política da cidade, foi marcada pela apresentação das orquestras. Os músicos e maestros esbanjaram talento e contagiaram todos que foram assistir suas apresentações.
Os músicos apresentaram canções tradicionais, mas também resolveram inovar. Temas como Michel Jackson e outras personalidades da atualidade foram lembrados pelos maestros. Ao fim das apresentações, todas as orquestras se uniram e “tocaram parabéns pra você”

Prefeito Aldivon Nascimento acompanhou as apresentações das orquestras


O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Marcos Antônio, falou na abertura do evento sobre a importância da iniciativa do prefeito Aldivon Nascimento, que esse ano inovou com o Primeiro Encontro de Orquestras Filarmônicas, realizado em Baraúna.
Marcos ressaltou que o evento ficará marcado na história da cidade. Ele lembrou que ações como essa servirão para impulsionar a cultura do município. A previsão, segundo o secretário, é que no próximo ano, o II Encontro seja ainda melhor, com mais participações.

Ricardo Magno, da Cultura, recebe homenagem do secretário Marcos Antônio, da Educação


Secretário Marcos entrega placa de homenagem ao maestro Canindé Sena

Placas de homenagem foram entregues durante as apresentações

HOMENAGENS
O evento foi marcado pela distribuição de placas de homenagens para todos que diretamente contribuíram para a realização daquele I Encontro, que marcará a história da cidade. O coordenador de Cultura de Baraúna, Ricardo Magno, foi um dos homenageados.
O prefeito Aldivon Nascimento, anfitrião da festa, foi bastante comemorado pelos organizadores da festa. Além de realizar o I Encontro, o prefeito decidiu, esse ano, driblar a crise econômica e valorizar as atrações locais. Artistas da cidade tiveram mais oportunidade.


Orquestra Filarmônica de Viçosa fez belíssima apresentação

Músicos da cidade tiveram a oportunidade de trocar experiências

Maestro Canindé Sena comanda uma das apresentações durante o evento





segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

BARAÚNA REALIZA GRANDE FESTA DE VAQUEJADA

A região Oeste do Rio Grande do Norte está se preparando para a realização da tradicional Vaquejada de Baraúna, que ocorre nos próximos dias 17, 18 e 19 de dezembro (próximo fim de semana). Os organizadores oferecem R$ 30 mil em prêmios aos competidores.
Os três dias contarão com atrações locais e regionais. O destaque da festa é o grupo Ferro na Boneca, que já conquistou o Brasil inteiro com seus sucessos e muita animação. Outras cinco atrações subirão ao palco para animar a galera, como o Forró Zabumbaço.



PROGRAMAÇÃO
DIA 17
Forró Zabumbaço
Furacão do Forró
DIA 18
Ferro na Boneca
Forró Resenha
DIA 19
Forró Bota pra Moer
Nedis

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PREFEITURA VALORIZA CULTURA LOCAL

A Prefeitura Municipal de Baraúna realizou ontem seu primeiro dia da semana em comemoração à emancipação política.  A primeira noite de festa foi marcada pela apresentação de orquestras filarmônicas de várias cidades da região – até do Ceará.
As festividades começaram ontem, dia 10, e serão encerradas somente dia 15, quando o município completa 29 anos de emancipação política, ganhando independência em relação a Mossoró. Até lá. Atrações interessantes se apresentarão na praça matriz do município.
Este ano, para driblar a crise financeira que atravessam os outros municípios brasileiros, o prefeito Aldivon Nascimento resolveu investir em atrações locais. A intenção é manter a festa de emancipação política, sem grandes gastos e, assim, valorizar a cultura local.
Hoje, se apresenta no palco da praça matriz Neto e Netinho e Forrozão Arrebenta, animando a noite. Amanhã, domingo, a prefeitura inova criando a noite do rock. Se apresentam Jean Santiago, da cidade, e a banda mossororense MP3, com pop rock.

Caricatura do MP3: banda apresenta o melhor do pop rock nacional e internacional

Na segunda, dia 13, a noite será dedicada aos bons tempos da música. Se apresenta o grupo Quarteto Bis, que toca MPB e jovem guarda.  Na terça, Na noite da nostalgia, apresentam-se cantores de Mossoró, trazendo a boa música que fez sucesso há alguns anos.
Por fim, na quarta-feira, Fabiano Lima e Banda se apresentam. Na ocasião, o grupo pretende gravar seu primeiro DVD ao vivo. O pessoal está empolgado e espera contar com a participação mássica dos baraunenses, que já estão acostumados com a boa música deles.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
10/12 – Sexta – 20h00 - 1º Encontro de Bandas e Orquestras de Baraúna
11/12 – Sábado 21h00 - Neto e Netinho e Forrozão Arrebenta
12/12 – Domingo 21h00 – 12ª Noite do Rock com Jean Santiago (Baraúna) e Banda Mp3 (Mossoró)
13/12 – Segunda – 21h00 - Quarteto Bis (MPB e Jovem Guarda)
14/12 – Terça – 21h00 - A Noite da Nostalgia – Recordando o Passado - Cantores de Mossoró
15/12 – Quarta – 21h00 - Fabiano Lima e Banda (MPB) – (Gravação do 1º DVD ao Vivo)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

BARAÚNA COMEMORA 29 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Já começaram os preparativos da Prefeitura Municipal de Baraúna para comemorar o aniversário de emancipação política da cidade. Os festejos começam na sexta-feira, dia 10, e serão encerrados no dia 15. 
Em meio à festividade, a prefeitura pretende realizar, no próximo domingo, a terceira edição do programa Baraúna Cidadã, que leva ações de cidadania à população. 
Nas outras duas edições, milhares de moradores da zona rural foram beneficiados. Agora, o evento será realizado na Praça Matriz da cidade, atendendo a zona urbana.

Reunião entre funcionários da prefeitura para discutir a festa de Emancipação Política

Na reunião, o secretário de Educação, Marcos Antônio, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da participação de todos os servidores na organização e execução de todo o evento, que servirá também para movimentar o comércio local e atrair pessoas de outras regiões. 
No ano passado, a festa de emancipação política contou com atrações de renome nacional, como as bandas Saia Rodada e Ferro na Boneca. Porém, a proposta desse ano será diferenciada.
Segundo o coordenador de Cultura da cidade, Ricardo Magno, as atrações da cidade terão maior espaço, elevando a cultura do município oestano.
Ele explica que a decisão de investir em atrações locais partiu também da necessidade de conter gastos, já que a maioria das prefeituras do interior enfrenta graves problemas financeiros.
O problema é devido a queda do repasse de verba do Governo Federal. 
"Essa é uma forma que nós, juntamente com o prefeito Aldivon, encontramos para valorizar nossos artistas. E, diga-se de passagem, temos atrações de bom nível!”, enfatiza Ricardo.

Atendimento médico e outros serviços serão oferecidos no domingo


PROJETO BARAÚNA CIDADÃ
Essa ação global, idealizada pelo próprio prefeito da cidade, Aldivon Nascimento, já vem sendo realizada desde meados desse ano, quando duas comunidades rurais foram beneficiadas. O projeto atinge direta e indiretamente milhares de moradores, que têm acesso fácil a dezenas de serviços.
Cada uma das secretarias prepara as atividades que serão oferecidas. A de Saúde, por exemplo, leva atendimento médico e odontológico gratuitos. É feita ainda pela Saúde a distribuição de medicamentos.
A secretaria de Agricultura, por exemplo, orienta os agricultores através de palestras que são oferecidas em seu estande. Já a Educação, leva atrações infantis para a criançada e atividades para os pais.

Praça central de Baraúna será palco das festas de 10 a 15 de dezembro

29 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
A cidade de Baraúna, situada na região Oeste do Rio Grande do Norte, completa dia 15 de dezembro desse ano 29 anos de emancipação política, ou seja, de independência do povo de Baraúna. Nesse período, a cidade cresceu e tornou-se uma referência da fruticultura nacional, hoje uma das principais atividades exportadoras do estado (veja a história completa da cidade em postagens antigas do blog)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PREFEITO VOLTA OTIMISTA DE BRASÍLIA

O prefeito de Baraúna, Aldivon Nascimento, retornou sexta-feira passada, 12, de Brasília (DF) com a esperança de que o Governo Federal irá solucionar a questão do repasse de verbas para as prefeituras brasileiras. As pequenas e médias cidades são as mais prejudicadas.
“Foi muito bom o encontro. Saiu daqui (Brasília) com a esperança de que a situação melhore. Este ano tivemos que reduzir vários gastos para superar essa crise, que afetou praticamente todos os municípios brasileiros e agora a esperança é de melhoria”, avalia.
Aldivon lembra que apesar das dificuldades financeiras, sua administração conseguiu manter o salário dos funcionários em dia, bem como a permanência das ações na área da saúde e educação, suas duas principais bandeiras. “Essas eram nossas preocupações”, afirma.

Apesar das dificuldades, Baraúna continua investindo: duas ambulâncias novas

Aldivon, assim como centenas de outros prefeitos, esteve em Brasília na semana passada numa mobilização organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). A Femurn quer que o verba do Governo Federal para as cidades aumente 40%.
A presidente eleita, Dilma Rousseff sinalizou positivamente para a Femurn, porém alertou que ainda é preciso avaliar os custos que essa medida implicariam ao Governo Federal. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PREFEITOS BUSCAM RECURSOS PARA SAÚDE EM BRASÍLIA

O prefeito Aldivon Nascimento (PR) está em Brasília (DF) desde segunda-feira passada, juntamente com centenas de outros prefeitos do Brasil, para tentar buscar recursos do Governo Federal a serem investidos na área da Saúde. A visita de Aldivon e dos demais colegas faz parte da programação da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

Prefeito Aldivon Nascimento está em Brasília, buscando recursos

A visita dos prefeitos à capital do país foi destaque hoje nos principais jornais do Rio Grande do Norte. O Jornal de Fato, por exemplo, trata a questão da saúde numa ampla reportagem. A seguir, veja trecho da matéria que fala especificamente sobre o problema da saúde e a tentativa dos prefeitos, como por exemplo Aldivon, de encontrar uma solução:

A saída para os vários problemas apontados para a saúde municipal seria a liberação de mais recursos federais. É por isso que prefeitos de todo o Brasil estão novamente em Brasília hoje, para mais uma mobilização visando angariar compensação para as administrativas.
Os prefeitos querem a aprovação da Emenda Constitucional n° 29, que segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) aumentaria em até 40% o percentual de repasse para os municípios, que seria acrescido ao bolo tributário.
A presidente eleita, Dilma Rousseff, já anunciou que tem interesse de aprovar a emenda, mas precisa de um custeio e, para isso, pretende fazer ressurgir a extinta Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF), que pode surgir com outra roupagem.
Enquanto isso não é aprovado nos cleros alto e baixo, os prefeitos mantêm o pires na mão, na tentativa de salvar ao menos a máquina administrativa.
A principal expectativa, de acordo com a FEMURN, é de que se obtenha o cumprimento do compromisso assumido pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em maio deste ano, na qual firmou o compromisso de reposição das perdas no FPM.
"A nossa maior expectativa e principal objetivo, ao participar desta nova e importante mobilização, é garantir que os pleitos dos municípios possam ser viabilizados junto ao Congresso e ao Governo do presidente Lula, principalmente o apoio financeiro que é vital em razão das perdas no FPM, que estão ocorrendo pelo segundo ano consecutivo", afirmou o presidente da Femurn.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“A CÂMARA DE BARAÚNA NÃO FOI DESMORALIZADA”

Desmoralizados estão àqueles vereadores que fizeram uma CPI Política para atender os caprichos de Geilson Medeiros.
Já os vereadores Adauto Neto, Flávio Matias, Ritinha Bezerra, Divanise e Neuza, democraticamente foram à justiça, provaram através de seus advogados que o presidente da Casa e mais 3 vereadores infringiram a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa.
A Juíza Uefla Fernandes, numa decisão interlocutória suspendeu audiências e a CPI, mas deu um prazo de cinco dias para o presidente fizesse sua defesa e se a CPI estiver dentro da lei continuará, agora como a CPI está fora da lei.
Marquinho não vai recorrer, pois, a culpa condena. Os “Contras” agora plantam noticias na imprensa de Mossoró contrário a decisão judicial. Não usam mais os seus blogs. Estão copiando as noticias que plantaram.
Eu acho interessante que a imprensa de Mossoró dê espaço a essas pessoas, sabendo das falcatruas de Geilson e Gilson, dos escândalos que eles estão envolvidos, que eles respondem a dezenas de processos e muitos correm a revelia e que nem defesa fizeram...
A culpa condena, mas são estes criminosos que vivem no esgoto e tomam banho na sarjeta que ficam plantando noticias na imprensa contra a uma justiça que eles são devedores.
Se vocês conversarem muito eu vou publicar aqui o prontuário de cada um dos “contras”. Ainda não fiz isso em respeito aos meus webleitores .
Tem um pedido de prisão preventiva, feito por um promotor de justiça contra Gilson Professor. Só falta a audiência para que ele veja o sol nascer quadrado. Há uma condenação na justiça eleitoral contra Geilson Medeiros, só falta jogá-lo no xadrez e estes elementos ficam causando tumulto na cidade de Baraúna.
Os jornalistas de Mossoró deveriam ir à página da internet da Justiça do meu País para analisar o prontuário de Gilson e Gieilson, além de tudo isto, eles ficam prometendo retaliações contra nossas vidas e dizendo que vão dar surras, etc., que deles defendem pessoas perigosas,  drogadas, etc.
Eu confio na justiça e ainda vejo estes elementos nocivos a nossa sociedade na cadeia.

COMENTÁRIO NOSSO
A postagem acima foi publicada hoje, dia 20 de outubro de 2010, no blog de Wilson Cabral, cujo endereço é www.baraunanoticia.com.br. O texto acima é uma resposta do blogueiro a série de denúncias que vêm sendo feitas por membros da oposição à administração de Aldivon Nascimento e que têm encontrado espaço na mídia mossoroense – sabe-se lá a qual preço, literalmente falando. O texto foi extraído e editado pelo blog para se adequar ao nosso padrão, mas a essência da publicação foi mantida.

NOVA TÁTICA
Quanto ao denuncismo encabeçado pelos irmãos Geilson e Gilson, juntamente com o vereadores Edson Barbosa, Marquinhos Churrasco e Sirleia, o prefeito Aldivon avisa que não pretende mais se pronunciar na mídia. Ele vai aguardar o resultado do processo movido contra ele e seu sócio, Izoares Martins, para tomar as medidas judiciais cabíveis, acionando todos os responsáveis.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ALUNOS APRENDEM COMO PRESERVAR O AMBIENTE

Alunos da rede municipal de ensino de Baraúna tiveram uma aula diferente na semana passada. Professores e gestores da Escola Municipal Maria Barros, voltada à educação infantil, ensinaram a criançada a importância do Meio Ambiente durante uma aula de campo.
A garotada foi alertada sobre os riscos da degradação do meio ambiente, onde o ser humano é o maior vilão, e aprendeu como fazer a sua parte. Cada aluno plantou uma muda da planta Ninho, como uma forma de mostrar que cada um deles pode fazer mais pelo planeta.


Alunos e professores durante a aula de campo sobre Meio Ambiente

De acordo com o secretário municipal de Educação, Desporto e Cultura da Prefeitura Municipal de Baraúna, Marcos Antônio, já está sendo desenvolvido um projeto de educação ambiental junto aos alunos da rede pública e essa foi mais uma das atividades realizadas.

Crianças viram a importância delas mesmas plantarem uma muda

“É importante despertarmos o senso de responsabilidade nas crianças e adolescentes para que eles cresçam sabendo a importância de se preservar o meio ambiente, mudando as práticas da geração de hoje, que só contribuiu para a degradação do planeta”, frisa Marcos.
O secretário de Educação acrescenta que métodos diferenciados de ensino vêm sendo implantados na rede municipal de ensino para estimular o aluno a desenvolver-se de maneira mais crítica. Ele explica que aulas diferenciadas estão sendo realizadas cotidianamente.
“A educação é a base de tudo. Essa tem sido uma das grandes preocupações do prefeito Aldivon Nascimento, que ao assumir a Prefeitura de Baraúna, elencou a Educação e a Saúde suas prioridades e isso tem refletido diretamente na população, que é quem ganha”, finaliza.

Marcos Antônio, secretário de Educação de Baraúna

domingo, 17 de outubro de 2010

MARINA DECIDE NÃO APOIAR SERRA E DILMA


A senadora Marina Silva e Partido Verde anunciaram neste domingo posição de "independência" em relação à disputa do segundo turno da eleição presidencial entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
No primeiro turno, Marina, candidata a presidente pelo PV, obteve 19,6 milhões de votos, quase 20% dos votos válidos. O apoio dela e do PV era cobiçado por Dilma e por Serra, que enviaram cartas à senadora destacando afinidades entre pontos dos planos de governo.
Durante a reunião plenária do PV neste domingo em São Paulo que decidiu pela 'independência', Marina leu uma carta aberta a Dilma e Serra, em que afirma que essa é posição que melhor pode contribuir para o processo eleitoral.

Senadora Marina Silva decidiu que o PV seria independente

"Quero afirmar que o fato de não ter optado por um alinhamento neste momento não significa neutralidade em relação aos rumos da campanha. Creio mesmo que uma posição de independência, reafirmando ideías e propostas, é a melhor forma de contribuir com o povo brasileiro", diz a carta lida pela candidata. (texto extraído em www.g1.com.br)

PRIMEIRO TURNO EM BARAÚNA
Diferente do resultado da votação nacional (dois candidatos foram para o segundo turno), a campanha presidencial teria sido definida ainda no primeiro turno. É que a candidata do PT, Dilma, obteve 58,31% (6.704 votos), enquanto Serra (PSDB) obteve 27,36% (3.141 votos) e Marina (PV) obteve 13,94% (1.603 votos). Com 58,31% dos votos, Dilma já seria eleita.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A HISTÓRIA DE UMA CIDADE VENCEDORA

Igreja Matriz de Baraúna, cidade que vem crescendo cada vez mais


Segundo moradores mais antigos existem três versões sobre a origem do nome Baraúna. Uma delas, é que, Mossoró (cidade vizinha), teve na época um herói por nome de Alexandre Baraúna, batizou-se o então vilarejo por Baraúna em sua homenagem.
Uma Segunda versão, é defendida pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo de que este nome veio devido a uma planta por nome de Ibiraúna, cujo moradores dizem que aqui não existe e nunca existiu nos limites do município.
Já os moradores, defendem que, Baraúna nasceu numa localidade que chamava-se "Rancho do Sabiá" e, que o mesmo servia de abrigo para os tropeiros que faziam o percurso Ceará para Mossoró, e estes repousavam sobre o frondoso pé de Sabiá.
A mudança do nome para Baraúna deu-se devido a um Preto Velho conhecido pelo alcunha de Baraúna que residindo em Mossoró, passava a maior parte do seu tempo nesta região dedicando-se a caça, uma vez que a mesma era farta, pois segundo os mesmos, existia em quantidade onças, porco-do-mato, tamanduás e outros. Em virtude do exposto, o Rancho do Sabiá aos poucos passou a ser chamado de "As terras de Baraúna".
Os primeiros moradores dessa localidade foram os senhores João Batista Dantas e Guilherme Freire, estes construíram as primeiras casas e desenvolveram as primeiras atividades agropecuárias e outras.
Com algumas famílias residindo no local, destacou-se particularmente uma, devido suas condições financeiras, que aos poucos foram se apropriando de grandes quantidades de terra. Esta família era conhecida como os Pachêcos e eram do Ceará o que veio gerar entre os Pachêcos e os demais moradores conflitos, pois entendiam os demais, que os Pachêcos estavam entrando em terras baraunenses para registrá-las no Ceará.
No ano de 1935, o interventor do Estado Rafael Fernandes, atendendo a um pedido do Sr. João Batista Dantas que viajou de Baraúna a Natal a pé, determinou a inspetoria de Fomento de Combate as Secas, e esta através do Pe. Mota, então Prefeito de Mossoró, perfurou o primeiro poço de Baraúna e este fez com que maior número de pessoas construísse casas em volta do mesmo construindo-se assim um povoado, e o Sr. José Raimundo de Abreu, foi um dos maiores incentivadores para o desenvolvimento dessa localidade.

Meninos brincam em campo de futebol na zona rural


Já em 1940 intensificou-se a exploração da madeira, e da região, saiu milhares de dormentes e outras espécies, embora trabalhadas manualmente.
Através da Lei Municipal nº. 889 de 17 de Novembro de 1953 foi criado o Distrito de Baraúna e foi escolhido para o Primeiro subprefeito o Sr. Francisco Leandro de Medeiros. Já na condição de Distrito de Mossoró, Baraúna toma impulso na Agricultura e seus principais produtos são: Algodão, Milho e Feijão, os quais permanecem até hoje acrescido do Melão, Melancia, Acerola, Caju e outros.

Aldivon, atual prefeito, impulsionou o desenvolvimento do município

Por meio de um plebiscito decidiu-se elevar o Distrito de Baraúna à categoria de Município, e pela Lei de nº. 5.107 em 15 de Dezembro de 1981, finalmente desmembrou-se do município de Mossoró. E, em 15 de Novembro de 1982 Baraúna elege o Sr. José Holanda Montenegro para ser o seu primeiro Prefeito.
A segunda administração, foi chefiada por José Bezerra (PMDB) 1988 - 1992. Em seguida veio José Araújo Dias (PFL) 1993 - 1996, 2004-2007 com uma administração pouco relevante; posteriormente foi eleito o professor Franscisco Gilson de Oliveira (neto de Francisco Lenadro de Medeiros-PFL) 1996 - 2004, cassado por improbidade administrativa.
Atualmente Baraúna alcançando a posição de um dos maiores municípios em produção e exportação de frutas da região Nordeste com a gestão do prefeito Aldivon Nascimento. Com o slogan "Governo Construindo Novos Tempos", a cidade vem se desenvolvendo em todas as áreas. (texto extraído e adaptado pelo blog em www.wikipedia.org)

PR ASSUME A 4ª POSIÇÃO NO RANKING DOS PARTIDOS

O jornal Folha de São Paulo publicou na página nove desta quarta-feira, 6 de outubro, matéria que aponta o Partido da República (PR) como quarta maior legenda da disputa eleitoral brasileira de 2010.
Segundo cálculos da publicação, o PR conquistou mais de 11,2 milhões votos entre os eleitores brasileiros que votaram para deputado estadual e federal.

João Maia (PR) teve mais de 30% dos votos dos baraunenses para deputado federal

Na totalização de votos obtidos pelos deputados federais, estaduais e distritais o Partido teve significativa participação, ficando atrás apenas do PT, PSDB e PMDB. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os republicanos ganharam 7,113 milhões de votos na disputa de vagas para a Câmara Federal. O bom desempenho se repetiu para os legislativos estaduais com uma soma de votos que por pouco não alcançou a marca de 4 milhões (3,93 milhões para deputados estaduais e distritais).
Ainda segundo o jornal de São Paulo, o sucesso do Partido da República nas urnas é produto do excelente rendimento de seus puxadores de votos em cinco estados da federação (RJ, MT, MS, SP e PB) . Candidatos como Tiririca (PR-SP) e Anthony Garotinho (PR-RJ) elevaram a conta de votos para mais de 2 milhões. Veja abaixo a lista completa de todos os deputados eleitos pelo PR este ano. (retirado em www.partidodarepublica.org.br)

LULA É COTADO PARA SECRETÁRIO-GERAL DA ONU

Prestes a encerrar seu segundo mandato como Presidente da República do Brasil, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva pode começar a sonhar vôos mais altos, como a ONU.

Lula com o presidente Obama, que o taxou de "O CARA"

Os rumores de que o brasileiro poderá ser o novo secretário-geral de um dos mais importantes órgãos internacionais ganhou mais força hoje com a defesa do presidente boliviano, Evo Morales.

Evo Morales, presidente boliviano, sugeriu Lula à frente da ONU

O presidente da Bolívia, Evo Morales, sugeriu a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a secretário-geral da ONU, segundo informou na nesta sexta-feira passada (8) a imprensa oficial venezuelana. Morales fez a proposta durante entrevista na Bolívia.
Ele argumentou que Lula seria ideal para o cargo, porque, entre suas conquistas como presidente do país, estava o crescimento econômico do país.
O boliviano disse que esse avanço foi conquistado com o respeito "à pluralidade da economia brasileira, com consciência social e princípios.
Morales propôs que os países da América do Sul e da África apoiem a candidatura de Lula para que os povos dessas regiões se sintam representados nas Nações Unidas. (texto extraído com modificações do blog do www.g1.com.br)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CAMPANHA PARA PRESIDENTE NA RETA FINAL

Campanha de Serra aposta na religiosidade na reta final


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, pediu nesta terça-feira (12), no horário eleitoral gratuito na TV, respeito aos valores cristãos. "Eu quero deixar uma palavra de esperança, que as nossas crianças nasçam e cresçam em um Brasil livre, com bons exemplos de união, de fé, de respeito à liberdade e aos valores cristãos".
Durante o programa, foram mostradas imagens de Serra durante o debate promovido pela TV Bandeirantes, no domingo (10). A apresentadora do programa disse que Dilma Rousseff estava "ansiosa e agressiva" e que chegou a atacar a mulher de Serra, Monica Serra. "Mais equiílibrio, mais propostas, por isso Serra venceu o debate", disse a apresentadora.
Mensagens de apoio dos governadores reeleitos de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ambos do PSDB, também foram mostradas. O ex-governador de Minas Gerais e senador eleito Aécio Neves (PSDB) também pediu votos para Serra.

Dilma Roussef utiliza sua biografia no horário eleitoral da televisão

No horário eleitoral do PT, foi mostrada novamente a biografia de Dilma Rousseff. Ela falou dos tempos de colégio, da maternidade, da participação no processo de redemocratização do Brasil e dos cargos que ocupou até disputar a Presidência da República.
Dilma destacou o programa Luz para Todos e afirmou que governos anteriores não fizeram porque queriam cobrar taxa dos pobres. "Era assim na época do FHC", disse Dilma.
A candidata do PT foi apresentada como coordenadora dos principais programas do governo Lula, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e também como apoiadora dos programas sociais, como o Bolsa Família. "A questão da família para nós foi uma questão muito forte, de amarrar a família, de fazer com que ela se reestruture", disse Dilma.
O programa voltou a associar José Serra ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e afirmar que o PSDB é um partido que governa somente para os ricos. (retirado de www.g1.com.br)

domingo, 10 de outubro de 2010

ABORTO EXPLORADO POLITICAMENTE NO 2 TURNO

Uma romaria de mulheres procura diariamente os hospitais públicos brasileiros. Depois de abortos clandestinos e malsucedidos, elas precisam de atendimento médico com urgência. São, em média, 256 a cada dia, 10 por hora. A mesma quantidade de vítimas de clínicas ou medicamentos clandestinos enfrenta a decisão pelo aborto sem qualquer suporte médico.

José Serra, candidato à Presidência da República pelo PSDB... 

... e Dilma Roussef, do PT, são acusados de explorar o tema de maneira superficial

Especialistas acreditam que o embate político na disputa presidencial deste ano reduziu a discussão sobre o aborto a um mero aspecto religioso e fez os candidatos ignorarem o aspecto de saúde pública do aborto. O assunto passou a ser o mote do segundo turno das eleições, ganhou evidência, mas foi reduzido a posições contrárias ou favoráveis simplesmente.
 “Se os candidatos querem seriamente discutir o aborto, não devem fazer disso uma moeda de troca com as religiões. Debater o aborto deve ser um marco da saúde das mulheres, não uma concessão religiosa”, afirma a antropóloga Debora Diniz, pesquisadora do Anis — Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, e professora da Universidade de Brasília (UnB).
Debora é uma das principais referências no assunto. No início do ano, um estudo de sua autoria, a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), mostrou que 15% das mulheres brasileiras já fizeram um aborto pelo menos uma vez na vida.
 “A abordagem dos candidatos está completamente inadequada. O aborto não é uma carnificina nem é uma questão religiosa em si”, diz o professor de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí Thomaz Gollop, coordenador de um grupo de estudo sobre aborto da Socidade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
“Como médico, é óbvio que não sou a favor do aborto, mas estamos lidando com preconceitos, e não com conceitos.” Gollop lembra que a proibição do aborto está prevista numa lei de 70 anos atrás. “Os costumes e a realidade mudaram completamente”, diz o pesquisador. A legislação penal garante a realização do aborto apenas para casos em que a gravidez é decorrente de um estupro ou oferece riscos de morte à gestante. (Texto extraído em www.correiobrasiliense.com.br em 10 de outubro de 2010.)