A Prefeitura Municipal de Baraúna vai ser a primeira cidade do Rio Grande do Norte a utilizar computadores portáteis no atendimento dos agentes municipais de saúde.
Ao invés de toda aquela papelada, os agentes utilizaram palm top. Eles passaram por um treinamento intensivo e começarão a colocar em prática a partir de janeiro.
Profissionais da saúde passaram por treinamento especializado |
O curso de capacitação começou na quinta-feira passada e encerrou ontem. 48 agentes municipais de saúde foram capacitados por uma equipe de Fortaleza (CE), que esteve na cidade para treinar os servidores.
O curso de capacitação tecnológica foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Jania Maria, coordenadora de Saúde de Baraúna |
De acordo com a coordenadora de saúde da cidade, Jania Maria Freire, a medida vai melhorar o atendimento dos agentes de saúde. Eles são responsáveis pelo acompanhamento diário dos moradores da zona rural e também urbana. Os agentes visitam todas as casas da cidade e acompanham diariamente a saúde dos baraunenses.
Esse acompanhamento, até hoje, é feito através de formulários, o que demanda mais tempo e facilita equívocos na hora do preenchimento, por exemplo. Com os aparelhos palm top, esses problemas serão superados facilmente. "Agora saem aqueles antigos formulários de papel e tudo será digitalizado”, comemora a coordenadora de saúde.
Francisco Gilberlânio, agente e instrutor, orienta agente de saúde |
Segundo Francisco Gilberlânio de Rocha, que é agente de saúde e ajudou na capacitação dos colegas, a tecnologia irá facilitar seu trabalho. Ele explica que alguns dos agentes tiveram dificuldades em se adaptar ao equipamento, mas, em suma, todos aprovaram. “Com o tempo, todos vão se acostumar e ter mais facilidade”, ressalta.
“Vai melhorar o nosso trabalho porque agora tudo será agilizado. A gente tem todas as informações que precisa na palma da mão. Vai ficar bem melhor, com certeza”, destaca Gilberlãnio, ressaltando que as mudanças serão sentidas também pela população. “A gente terá condição de prestar um melhor atendimento”, acrescenta.
Computador portátil começa a ser usado a partir de janeiro do próximo ano |
Na solenidade de encerramento do curso, o prefeito Aldivon Nascimento fez questão de estar presente e ressaltar a importância dessa iniciativa.
Ao todo, foram adquiridos 50 computadores portáteis, em um investimento de R$ 30 mil. Hoje, foi feita também a entrega de novos utensílios de trabalho, como fardamento e bolsas para os agentes.
ENFRENTANDO A CRISE
O prefeito Aldivon Nascimento lembrou durante a solenidade que o investimento tem por objetivo melhorar os serviços prestados à população.
Mesmo em um período de crise financeira que tem atingido todas as cidades brasileiras, Aldivon ressalta que não deixará de investir em áreas com a saúde e a educação, suas principais prioridades.
“Nós estamos passando por uma grave crise financeira, assim como os outros municípios. Mas somos uma das poucas cidades no Brasil que não houve demissão. Nossos funcionários e os setores da saúde e educação não serão prejudicados”, destacou o prefeito Aldivon Nascimento, que já conseguiu inclusive pagar o 13º salário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário