quarta-feira, 29 de junho de 2011

BARAÚNA REALIZA I CONFERÊNCIA DO IDOSO

 Prefeitura Municipal de Baraúna realizou ontem (28) a primeira Conferência Municipal do Idoso, quando foram discutidas propostas para melhorar as condições de vida daqueles que alcançaram a melhor idade no município. O evento serviu para debater as dificuldades e os desafios para se conseguir garantir o direito do idoso.

Abertura do evento contou com a apresentação de um artista da terra

O tema da Primeira Conferência Municipal do Idoso desse ano é “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”. Para o psicólogo José Luís Rodrigues, que tem mestrado no campo da psicologia social e doutorado em psicologia educacional, a maior barreira enfrentada no Brasil é a falta de consciência da sociedade.
José Luís ministrou uma palestra durante o evento para os idosos e os representantes da sociedade civil, que participaram das discussões na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), sede do evento. Ele destacou os avanços da cidade em campos como a Saúde e Educação, mas lembrou que é preciso muito mais.

José Luís, doutor em psicologia, falou sobre os desafios de
conseguir garantir os direitos dos idosos nos dias atuais

Para ele, cabe ao Poder Público estruturar toda a rede de atendimento ao idoso, que vai desde um geriatra, médico especialista na melhor idade, até os responsáveis pelo acompanhamento destas pessoas, fiscalizando casos de maus tratos físicos e psicológicos. Hoje, o município, dentro da sua condição, oferece alguns desses serviços.
Porém, o doutor em psicologia educacional, lembra que a responsabilidade não é exclusivamente do poder público. “Na realidade, o idoso é pouco considerado, ou melhor, ele é desconsiderado. Terceira idade é sinônimo de algo que não presta. E essa ideia que a gente tenta mudar”, lembrando que a agressão, às vezes, vem das famílias.

No intervalo da programação, idosos aproveitavam para bater um papo

A I Conferência Municipal do Idoso começou com a apresentação solo de um artista da terra, representando os homenageados do dia. Logo após, o doutor José Luís ministrou palestra e, em seguida, foram montados quatro grupos de discussão. Ao fim do dia, idosos e outros membros da sociedade apresentaram propostas de melhorias.

Momento das discussões visando encontrar soluções para melhorar a situação do idoso

Os próprios idosos tiveram a oportunidade de falar sobre seus problemas
e também sugeriram propostas para serem implantadas no município

Essas propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual do Idoso, que por sua vez, irá escolher as melhores ideias para serem apresentadas na Conferência Nacional do Idoso. Em Baraúna, a intenção, segundo o prefeito Aldivon Nascimento, é que parte dessas ideias já seja incorporada ao município de imediato, melhorando a vida do idoso.

Eugênia Maria, presidente do Conselho do Idoso de Baraúna, ressalta a
importância de ações voltadas para atender o público da melhor idade

Na avaliação da enfermeira Eugênia Maria da Costa, presidente do Conselho Municipal do Idoso, a realização da primeira conferência municipal pode ser considerada como um avanço. O Conselho tem pouco mais de um ano de existência e já vem realizando atividades voltadas para a melhor idade, mas “há muito a se fazer”,
Uma das principais dificuldades hoje, segundo ela, é diagnosticar casos de agressão ao idoso. Eugênia conta que as pessoas não têm interesse em denunciar. Outra queixa é com a rede de atendimento. Faltam policiais para investigar esse tipo de crime, bem como o próprio Ministério Público, que tem passado por mudanças constantes.

Café da manhã foi servido para todos os participantes da I Conferência

Outra barreira é conseguir conscientizar o idoso acerca dos seus direitos. “Eles têm consciência que têm direitos, mas não sabem quais são e nem como exigi-los”, destaca, avaliando que o tratamento com o idoso, pela sociedade, é desrespeitoso. “Ninguém respeita à prioridade, ninguém ajuda um idoso a passar uma rua, subir uma calçada...”.
Para o Conselho Municipal do Idoso, o principal tipo de violência sofrida por esse grupo é o abandono. “Ele tem dez filhos e só um cuida. Quando vêm, perguntam se tomou remédio, se alimentou, e vão embora. A gente vê casos de abandonos mesmo, de idosos que trabalharam a vida inteira e estão jogados em um quartinho, abandonado”.

Núbia Bezerra, secretária de Assistência Social, anunciou a esturutração
do Conselho Municipal do Idoso em Baraúna durante o evento

A Secretária Assistência Social e Cidadania, Núbia Bezerra, avaliou positivamente a realização da I Conferência Municipal do Idoso e destacou que esse tipo de público já vem tendo uma atenção especial. Na Secretaria, atividades voltadas para o idoso já vêm sendo realizada. Em 2010, a festa de Natal foi direcionada para eles, por exemplo.
“A gente tem procurado dar uma atenção especial a pessoa idosa. A gente entende que a pessoa idosa merece ser tratada com respeito. Elas têm experiências de vida e podem passar isso para a população”, frisa Núbia, anunciando que a Prefeitura vai estruturar o Conselho do Idoso para receber denúncias e repassá-las as autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário