segunda-feira, 23 de maio de 2011

PREFEITURA REALIZA GRANDE AÇÃO SOCIAL NA RUA

Centenas de famílias que moram na zona norte de Baraúna foram beneficiadas, no sábado passado, 21, com uma grande ação social realizada pela Prefeitura Municipal de Baraúna. A quarta edição do projeto “Baraúna Cidadã” levou à comunidade serviços na área da saúde, educação, ação social, desporto, cultura, agricultura e vários outros.

Frutas da região foram expostas população durante o evento

Algumas das atividades começaram logo pela manhã, com a distribuição de mudas de plantas feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Dezenas de casas foram visitadas pelos funcionários da Prefeitura, que além de plantar as mudas, prestaram esclarecimentos à população sobre como cuidar bem com do meio ambiente.
O evento começou oficialmente a partir das 14h, com uma grande estrutura montada pela Prefeitura para atender os moradores da região norte de Baraúna. A população fez sua parte e compareceu em peso para aproveitar os serviços oferecidos na ação social. O projeto consiste em levar todos os serviços públicos a uma região, ao mesmo tempo.

População compareceu e aproveitou o serviços oferecidos

O setor mais procurado pela população eram as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura disponibilizou uma equipe completa, oferecendo serviços na área de: oftamologia, dermatologia, clínica geral, urologia, fisioterapia, odontologia, laboratorial, nutrição e vacinação, além da distribuição de medicamentos.

Mãe e filho recebem atendimento médico

“É um momento importantíssimo para a população, que pode vir aqui e encontrar todos os serviços que são realizados pela prefeitura. O melhor é que é tudo em um só lugar. É uma satisfação enorme participar de um projeto como esse”, disse o secretário de Saúde, Ireno Lima. Na estimativa dele, mais de 100 servidores estavam envolvidos.

Dentistas atenderam a população e deram esclarecimentos
sobre os cuidados necessários com a higiene bucal
Adultos e crianças tiveram também vacinação gratuita

Para dar mais comodidade, ônibus de atendimento
médico móvel também foi levado pela Prefeitura

Outra área que teve bastante procura foi o setor da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, que ofereceu serviços diversos. Ações de corte de cabelo, limpeza facial, maquiagem e outros faziam parte do vasto cardápio de atividades. Na ocasião, usuários dos projetos sociais expuseram suas atividades como a produção de sandálias.

Serviços na área de estética também foram disponibilizados

Para o morador Francisco Alves, o projeto Baraúna Cidade “caiu como uma luva”, como diz o ditado antigo. Ele era uma das dezenas de pessoas que procuraram o setor de documentação. No caso dele, o objetivo era conseguir a segunda via da identidade. Carteira de trabalho, CPF e ainda outros documentos foram disponibilizados.
“É uma boa, né? Se não tivesse isso aqui (o projeto Baraúna Cidadã), eu ia ter que ir pra Mossoró, gastar dinheiro com passagem, perder tempo, né? Agora não. Não preciso sair daqui. Aproveitei pra tirar a segunda via porque o outro documento tá velhinho, apagado...”, disse Francisco Alves, contente em não ter que viajar à Mossoró.

Francisco Alves aproveitou para retirar a segunda via da sua identidade

Para a criançada, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto preparou uma programação toda especial. Programas que já são executados pela Pasta foram expostos nos estandes, como o sebo, roda de leitura, leitura de paradidáticos, xadrez, conto e reconto de histórias, apresentação de fantoches e várias outras atividades.

Aulas de xadrez e outras atividades foram oferecidas à crianças e adolescentes

RECONHECIMENTO
O comerciante Gessé Silva, que mora em Baraúna há mais de 20 anos, não escondia sua satisfação com a escolha da sua rua para a realização da ação social. “Olha, isso aqui era um chiqueiro quando cheguei aqui. Hoje não. As ruas tão calcadinhas, tudo bem arrumadinho. Chega da gosto. Eu nunca que tinha visto uma coisa dessas” disse.
O prefeito Aldivon Nascimento ficou surpreso com a reação da população, que a todo instante o agradecia pela realização do projeto. “É uma sensação maravilhosa ver o reconhecimento da população. Isso mostra que nosso trabalho está no caminho certo e nos da força para continuarmos com o trabalho vem sendo feito nos últimos anos”.

Seu Gessé Alves, morador há mais de 20 anos, fez questão de
exaltar os feitos da administração de Aldivon Nascimento
Por onde passou, Aldivon foi cumprimentado pela população....
... que o agradecia pelos feitos em sua administração
Adivon Nascimento: "o reconhecimento deles não tem preço"

PROFESSORES CAPACITADOS PARA IDENTIFICAR ABUSOS

A Prefeitura Municipal de Baraúna está elaborando um projeto de qualificação para os professores da rede municipal de ensino para melhorar a atuação deles no combate aos maus tratos contra crianças e adolescentes. A iniciativa é uma resposta à recomendação feita à Prefeitura pela promotora da Comarca de Baraúna, Leila Regina de Brito Andrade Cartaxo.

Caminhada realizada por alunos e professores em protesto
contra o abuso e a exploração sexual de crianças
e adolescentes, na quarta-feira passada, 18

O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, professor Marcos Antônio, explicou que estão sendo adotadas as medidas necessárias para atender a recomendação feita pelo Ministério Público Estadual. A notificação do MP foi recebida pela Secretaria de Educação na quarta-feira passada, 18, “mas as primeiras providências já estão sendo adotadas”, diz.
O planejamento das atividades que serão realizadas com os professores da rede municipal de ensino de Baraúna deverá ser concluído na próxima semana, segundo previsão do secretário de Educação. Marcos adianta que serão realizados seminários, cursos preparatórios, palestras e oficinas com os docentes da rede municipal de ensino de Baraúna.
A promotora Leila Regina de Brito Andrade Cartaxo destacou, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério Público, a importância da qualificação dos professores para poder identificar casos de crianças ou adolescentes vítimas de maus tratos. Ela lembra que as agressões podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento das vítimas.


Prefeitura já vem realizando trabalho preventivo para combater a
violência contra crianças e adolescentes nas suas escolas

Caso a medida não seja cumprida pela Prefeitura Municipal de Baraúna, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê uma multa de até 20 salários mínimos. “Nossa preocupação maior é com as crianças e adolescentes, é reduzir ao máximo os casos de maus tratos”, destacou o prefeito Aldivon Nascimento, garantindo empenho de toda sua equipe.

OUTRAS ATIVIDADES
Na quarta-feira passada, 18, a Prefeitura Municipal de Baraúna realizou uma grande mobilização para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o evento foi realizada uma caminhada de alunos até a Câmara Municipal de Baraúna, além de peças teatrais, palestras e outras atividades.
A intenção do município, de acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Ivaneide Oliveira, é garantir a permanência do Selo Unicef, que foi adquirido recentemente pela cidade. O Selo Unicef é uma forma de reconhecimento às atividades realizadas em prol das crianças e dos adolescentes da cidade.

terça-feira, 17 de maio de 2011

BARAÚNA NO COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL

A Prefeitura Municipal de Baraúna preparou uma programação especial para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). O Município pretende chamar a atenção da sociedade para esse grave problema e terá ajuda do promotor de Justiça da cidade, Romero Marinho, que ministrará palestra sobre esse tema.
De acordo com Ivaneide Oliveira, um dos organizadores do evento e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) local, a programação contará com uma caminhada de alunos da rede pública que terminará na Câmara Municipal. Além disso, haverá ainda peças teatrais, palestras e outras atividades para a população.

Ivaneide Oliveira, presidente do Condica em Baraúna

A intenção do Condica, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), que também está à frente da organização, é chamar a atenção da sociedade para o problema da exploração sexual infanto-juvenil. “Queremos fazer com que a população acorde para essa realidade”, frisa Núbia Bezerra, secretária de Assistência Social.

Município tem investido em ações voltadas para crianças e adolescentes

Ivaneide lembra que os casos de exploração sexual infanto-juvenil muitas vezes não são denunciados pela população por falta de informação. “Se as pessoas soubessem o que realmente é a exploração infantil poderiam ajudar no combate a essa prática, denunciando às autoridades competentes. Todos temos que ficar alerta para combater esse mal”, esclarece.

Investimentos no esporte é uma das
apostas do governo Aldivon Nascimento

O promotor de Justiça da cidade, Romero Marinho, vai ministrar uma palestra na Câmara Municipal de Baraúna para alunos, funcionários públicos, autoridades locais e demais moradores. Segundo Núbia Oliveira, o promotor irá explicar como funciona a rede de combate à exploração sexual infantil, tirando todas as dúvidas da população quanto a esse problema.

SELO UNICEF
Ivaneide lembra ainda que o evento realizado amanhã (dia 18) em Baraúna faz parte das atividades que buscam garantir a permanência do Selo Unicef em Baraúna, adquirido recentemente pelo Município. “Isso já faz parte das atividades. Ter o Selo Unicef significa dizer que a Prefeitura está cuidando das suas crianças e adolescentes. É isso que fazemos”, destaca.

PREFEITO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE 180 CASAS

A Prefeitura Municipal de Baraúna vai construir 180 casas através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. O processo de construção, dividido em três etapas diferentes, foi oficializado no dia 30 de abril. Serão construídas 60 casas inicialmente, onde será fundado o conjunto Nova Vida, na zona leste do município.

Local onde serão construídas as primeiras 60 casas populares

Nessa primeira etapa serão construídas 60 casas em um terreno doado pela Prefeitura de Baraúna. De acordo com o secretário municipal de Infra-Estrutura, Luiz Carlos, além das casas, “os moradores serão beneficiados também com obras de iluminação pública, calçamento, água encanada e toda a estrutura necessária”.
O processo começou no início do ano passado, segundo Luiz Carlos, e somente em abril foi dada a liberação final para que as obras comecem efetivamente. “Tivemos muito trabalho para chegarmos a esse dia. Foram muitas idas à Natal, Brasília (DF)...”, comemorou Luiz Carlos.

Elani, futura moradora do conjunto Nova Vida, agradeceu ao prefeito Aldivon

O anúncio da primeira etapa da construção das 180 casas foi feito no mesmo local onde serão erguidas as primeiras 60 residências. Em nome dos beneficiários, a jovem Elani Albano Silva, aproveitou a ocasião para agradecer o prefeito Aldivon Nascimento e toda a equipe responsável pela conquista das casas.
Em tom emocionado, Elani falou das dificuldades que tem enfrentado devido a falta de uma moradia. “Hoje moro na casa de familiares e só Deus sabe o quanto é difícil, mas agora isso vai mudar, graças a Deus e ao prefeito Aldivon Nascimento. Não vejo a hora de ter a minha própria casa”, desabafou.

Prefeito Aldivon garantiu que entregará as 180 casas até o fim do seu mandato

Em sua fala durante a solenidade que oficializou o início da construção, o prefeito Aldivon Nascimento relembrou sua trajetória na política, desde quando resolveu se candidatar a prefeito de Baraúna. “É com muita satisfação que venho hoje aqui dar início a uma obra tão importante depois de ter vencido tantas barreiras e tantas dificuldades após a escolha de vocês”, disse.
Nas contas do prefeito, já foram construídas mais de 300 casas populares que beneficiaram centenas de baraunenses ao longo dos últimos seis anos. Aldivon fez questão de frisar que pretende entregar as 180 casas garantidas do programa Minha Casa, Minha Vida. “Pode ter certeza que vamos construir ainda mais casas”, disse.