Cerca de 300 agricultores de Baraúna e cidades vizinhas participaram de um curso de qualificação para aprender como lidar com a cultura da banana irrigada, atividade que vem ganhando destaque no município nos últimos anos. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Baraúna, em parceria com outras instituições, tinha como objetivo mostrar as potencialidades dessa nova atividade e incentivar seu crescimento.
Prefeitura espera incentivar a produção da banana irrigada em Baraúna |
Em cinco palestras diferentes, agricultores tiveram a oportunidade de conhecer todos os aspectos do plantio da banana irrigada no evento |
O “Dia de Campo da Banana Irrigada de Baraúna” ocorreu no sábado passado, 24, na zona rural do município. Técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) local e regional, parceira na realização do evento, promoveram cinco palestras diferentes: inspeção agropecuária; importância econômica da banana para o Rio Grande do Norte; manejo cultural; manejo da irrigação; e a viabilidade econômica.
Técnico da Emater fala sobre os aspectos econômicos e jurídicos da produção |
Produtores observaram atentamente e aproveitaram para tirar suas dúvidas |
De acordo com a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Baraúna, Madalena Maria, os produtores, principalmente aqueles de menor porte, aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas sobre a cultura da banana irrigada. A fruta ocupa hoje o quarto lugar na escala de produção, perdendo para o mamão, que é o primeiro, e outras culturas. “A avaliação que fazemos da atividade é a melhor possível”, ressaltou.
Francisco de Assis, produtor de bananas, observa os frutos do seu bananal |
Mamão ainda é um dos carros chefes da produção de Baraúna |
Para seu Francisco de Assis Medeiros, que já aderiu à cultura da banana irrigada há alguns anos, o Dia de Campo serviu para aprimorar suas técnicas. “Eu acho importante esse trabalho. A tendência é aumentar (sua produção) ainda mais”, disse o produtor, frisando a importância de qualificar o homem do campo. “Baraúna é uma cidade que tem muita produção. Tem mamão, melão, melancia, banana... Então é importante isso”.
Em comparação com as outras culturas, Francisco diz que a banana é mais simples e requer menos cuidados e investimentos, esse último um dos seus principais atrativos. “É a cultura do pobre, que você planta... Mesmo que num cuide dela, bota só água, ela produz. O certo é conduzir no jeito... Dá menos despesa, não tem problema de vírus, essas coisas, de tá pulverizando... Só tem que demora mais um pouco a produzir”, disse.
Banana ainda está em quarto na produção de Baraúna, mas expectativa é que avance nos próximos anos |
Seu Sebastião Moreira da Silva, produtor rural, outro que participou dos cursos, saiu de lá convicto de que a produção de banana é a melhor alternativa para o futuro. Até então, ele não via nessa cultura a possibilidade incrementar sua renda. “É a alternativa de Baraúna, pelo que eu vi... Eu tenho a maior fé que vou melhorar (está afastado por motivos de saúde) e vou começar a plantar banana. O gasto da banana é quase nada”.
“Esse treinamento é bom para o camarada se envolver mais no trabalho, ver as pesquisas... Ver o pessoal dando uma explicação melhor... Quando a gente sai de uma reunião como essa, é aprendendo cada vez mais. A gente da um valor grande a essas pessoas que vêm dar uma melhor explicação pra nós. A gente tá fora dessas pesquisas e com essas orientações, a gente aprende mais. Tou preparado agora”, comentou otimista.
Emanoel, diretor-técnico da Emater, elogiou a participação do prefeito Aldivon (ao fundo) nas ações da instituição, beneficiando o homem do campo |
O diretor técnico da Emater, Emanoel Mateus, ressaltou a importância da interação com a Prefeitura de Baraúna. “Temos a felicidade ter uma parceria muito profícua. É um gestor municipal (prefeito Aldivon Nascimento) que compartilha das ações da Emater. Essa parceria só deve trazer benefícios para os produtores”, disse, revelando acreditar que a cultura da banana deverá assumir um papel de destaque no município.
Deputado federal Betinho Rosado (à direita) prometeu buscar recursos para o homem do campo de Baraúna |
Nenhum comentário:
Postar um comentário