Cerca de 200 professores estão participando de um curso de qualificação para prevenir e coibir casos de violência infanto-juvenil na cidade. Amanhã acontece a última fase do “Seminário de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes”. O curso tem servido para educadores tirarem suas dúvidas, aprendendo a identificar casos de maus tratos e como proceder corretamente, conforme prevê a lei.
Secretário Marcos, ao fundo, fala para 200 professores |
Professores acompanharam atentamente o seminário e tiraram suas dúvidas |
A primeira etapa do curso aconteceu na quarta-feira passada, 24. O seminário contempla palestras com especialistas na área e várias mesas de debates. Ele é voltado exclusivamente para professores e diretores de escolas da rede municipal de ensino de Baraúna. A segunda parte do curso acontece amanhã, completando 16 horas de aula.
Promotora Leila Regina elogiou a rede de proteção infanto-juvenil de Baraúna |
Uma das palestrantes do evento foi a promotora da Comarca de Baraúna, Leila Regina de Brito Andrade, que falou sobre os aspectos jurídicos, orientando os professores sobre como proceder ao detectar sinais de maus tratos. A realização do seminário foi em cumprimento a uma determinação feita pela própria promotora.
Há frente da Promotoria de Baraúna desde o início do ano, ela avalia positivamente a situação do município no que diz respeito à rede de atendimento em prol da criança e do adolescente, mas ressalta que é preciso investir ainda mais. Ela destacou a importância da atitude do município, que atendeu sua recomendação e realizou o curso.
Promotora apresentou recomendações para os professores saberem como agir |
“Essa capacitação que está sendo feita pela Prefeitura de Baraúna é importante para que os professores tenham esse conhecimento. É importante que seja feita uma divulgação dos serviços que são oferecidos pelo município e ter esse cuidado de qualificar profissionais para atender essa política pública que é tão importante”, disse.
O professor Ivanaldo Alves de Oliveira, diretor da Escola Municipal Manoel de Barros, que fica no centro da cidade, foi um dos educadores que aproveitou para tirar dúvidas de como proceder nesse tipo de situação. Ele lembra que agora os professores vão atuar também como agentes fiscalizadores, em defesa das crianças e adolescentes.
Mesa formada para a abertura do seminário |
Marcos Antônio, secretário municipal de Educação, faz questão de frisar que a realização do seminário de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes é uma preocupação do prefeito Aldivon Nascimento. “É uma preocupação do prefeito porque vemos casos de violência em todo o Brasil e aqui não seria diferente”, frisou.